quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Minho ( Nossa Senhora da Lapa)

Percorra Novos Horizontes, quer mostrar-vos as zonas de Portugal, que merecem, pela sua beleza, serem visitadas, assim como a cozinha Tradicional e a cozinha Conventual, tão apreciada por quem nos visita. Não podia deixar de vos mostrar um pouco deste Portugal, um País pequeno, mas GRANDE na sua história e nas suas Tradições...

O Minho é uma província tradicional (ou região natural) portuguesa, 

Por outro lado, podia dividir-se em duas regiões: o Alto Minho, correspondente ao distrito de Viana do Castelo, e o Baixo Minho, correspondente ao distrito de Braga.

Santuário da Nossa Senhora da Lapa
                        
Situado no sopé da Serra da Cabreira, Freguesia de Soutelo, concelho de Vieira do Minho, Distrito de Braga.
Trata-se de um edificio construído a partir de uma gruta natural, onde diz a tradição, ter sido encontrada em 1805 por uma pastorinha, uma imagem da Virgem. Perto do local tinha existido uma ermida fundada no final do sec.XVII, mas abandonada no século seguinte. A aparição foi interpretada como sinal de que a senhora exigia a reconstrução da sua capela, o que foi prontamente cumprido. A ermida foi edificada de modo a usar a gruta como altar, e foi criado um amplo adro capaz de acolher o povo em romaria anual. Cumprida desde então no segundo domingo de Julho.
                      
                      

Sem comentários:

Enviar um comentário