domingo, 15 de dezembro de 2013

Beira Alta

Antiga província portuguesa, formalmente estabelecida pela reforma administrativa de 1936 e extinguida pela Constituição da República Portuguesa de 1976, a região da Beira Alta confina com as regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro a norte; Douro Litoral a noroeste; Beira Litoral a oeste e sudoeste; e Beira Baixa a sul. Faz fronteira com Espanha, a leste. 

Abrange cerca  de   8500 km2  e compreende  33 concelhos:  18 do distrito de Viseu,  13 do distrito daGuarda e dois do distrito de Coimbra.   
Região planáltica, de média altitude, cortada por vales fluviais e cingida por serras (Estrela, Montemuro, S. Macário,Gralheira, Caramulo e Buçaco) apresenta uma diversividade climática, registando temperaturas consideravelmente baixas no inverno.
Embora atravessada por uma via férrea internacional (da Pampilhosa a Vilar Formoso) e por boas estradas, mantém ainda alguns concelhos com fraca                                  
Sé de Viseu                            acessibilidade, o que constitui um obstáculo ao seu desenvolvimento. As  principais indústrias desta zona são os lanifícios, os laticínios e o fabrico de produtos alimentares.                                        

                                                                    Coimbra
A Beira Alta apresenta, nos  seus principais  pratos típicos, o queijo da Serra da Estrela, as morcelas e farinheiras; o arroz de pato e o cabrito e a vitela assados; castanhas, servidas em confecções variadas, as cavacas e o vinho do Dão.Possui alguns dos melhores e mais sumptuosos solares de Portugal, sendo, depois do Minho, a região portuguesa onde se encontram mais construções solarengas. Muitas são também as individualidades notáveis com que a Beira Alta tem contribuído para o engrandecimento do país,em todas as manifestações da atividade humana (intelectual, económica, política, etc.), de entre as quais se distinguem Frei Bernardo de Brito, Aquilino Ribeiro, Leite de Vasconcelos, Costa Cabral e Gabriel Fonseca.
Fonte:  http://www.infopedia.pt/$beira-alta  e https://www.google.pt/#q=Fotos                                    

Sem comentários:

Enviar um comentário